quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Rolo compressor

A Beija Flor é bicampeã do Carnaval carioca. E, pelo desfile da escola de Nilópolis, a última a desfilar na Sapucaí na madrugada de terça-feira, essa era uma certeza. Quando mal tinha iniciado a sua apresentação, comentei com meu colega de blog, Christiano Bianco, que não era coincidência a Beija Flor ter sido campeã nos últimos anos. A Beija Flor passou como um rolo compressor na avenida, como se destruísse os sonhos de todas as outras escolas, que também fizeram bonito na passarela do samba. Mas a Beija Flor estava escandalosamente impecável. Estava perfeita.

Mesmo assim, eu ainda tinha esperanças que os jurados se sensibilizassem pelo belo desfile apresentado pela Unidos da Tijuca e pela Portela. Afinal, tem sido uma chatice essa supremacia da Beija Flor, que levou o título em 2003, 2004, 2005 e 2007. É claro que neste ano a escola estava tecnicamente superior às demais e empolgou ao passar pela avenida. Porém, eu esperava um resultado diferente.

Queria ver a Tijuca campeã pelo bom trabalho que tem feito nos últimos carnavais. A escola tem mantido sua coerência nos desfiles, fazendo apresentações lineares, criativas e de muito luxo. Também queria ver a Portela campeã, que trouxe muita alegria aos seus fiéis torcedores, que desde 1984 não têm motivos para comemorar a conquista de um campeonato. A Portela me emocionou a ponto de me levar às lagrimas, como já escrevi num post anterior.

De qualquer forma, o título dado à Beija Flor foi merecido. Só espero que nos próximos carnavais as coisas sejam um pouco diferentes. Depois, tanto eu como o Christiano deveremos comentar o resultado, as notas e tudo o mais. Não deixem de acompanhar.

* Andrea Catão

2 comentários:

Anônimo disse...

é uma chatice essa coisa da beija flor ganhar todo ano

quero coisas novas no carnaval, quero ver a mangueira ganhar e a tijuca, que merece há muito tempo o título

ronaldo

Unknown disse...

Não podemos tapar nossos olhos. É uma verdadeira vergonha os ultimos resultados favoráveis a Beija-Flor nesse inicio de século. Todos sabemos que a Comunidade de Nilópolis é muito digna, unida, comem o asfaldo na avenida. Porém, com a dinherama que o Sr.Farid "lava" nesses carnavais daria para patrocinar o carnaval das outras escolas e sobrava troco. Mas isso não é nada perto da TV GLOBO, que todo ano destina uma verbinha aos "bacaninhas" para dar um showzinho no tal Big Brother. Infelizmente escolas da moda, que dão ibope estão levando os carnavais. Não quero aqui cometer injustiças quanto ao desfile, que realmente foi tecnicamente perfeito, mas falta aquela euforia tradicional, a velha guarda banguela enfeitando o espetáculo.
Por isso repetiu-se a lógica. E nos resta uma esperança..."o Sol ha de brilhar mais uma vez"