segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ver a Mangueira entrar

A piada de conotação sexual é a mais antiga de todas. Piada velha, que todo fevereiro algum desatualizado recorre na tentativa de fazer rir. Não avisaram que perdeu a graça faz tempo, muito tempo. Sei que nem deveria mencioná-la para não cair no ridículo, mas é justamente essa expressão boba que melhor se encaixa quando se explica uma emoção: a de ver a Mangueira entrar na avenida.
A primeira vez que vi a Mangueira entrar chorei – e sem trocadilho. A Mangueira de Cartola e Dona Zica. A Mangueira de Jamelão. Escola do coração de Chico Buarque, o homem mais lindo do planeta. E foi num distante fevereiro que constatei, ao vivo e a cores, porque é que atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu.
Naquele ano, que nem me lembro mais qual era, a Mangueira não foi campeã. Também não me lembro qual escola venceu, mas isso não tem a menor importância. Provavelmente foi uma escola que fez um desfile tecnicamente perfeito, sem erros. Injustiça. Não me lembro da Mangueira ter errado em momento algum. Para mim, estava perfeita. Da comissão de frente à última ala foi um espetáculo.
Claro que depois me encantei por outras escolas. Hoje, digo que sou Vila Isabel desde criancinha. Também passei a torcer para a Tijuca desde que apresentou ao mundo Paulo Barros – para depois perdê-lo para a concorrência. Mesmo assim, não dá para negar que a Mangueira encanta quando toma a avenida. A Verde e Rosa pode até fazer enredo direcionado para agradar o patrocinador ou impedir a Bete Carvalho de desfilar, mas vai ser sempre Mangueira.

* Andrea Catão

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei. Também fiquei emocionado quando vi a Mangueira. Só não vou dizer o "entrar" para não pegar mal. Afinal, sou espada.
hehehehehe

Anônimo disse...

ah! quero a beth carvalho na mangueira. isso eu quero.

Anônimo disse...

Nunca vi a Mangueira entrar. Nem de um jeito nem de outro.

Sendo assim, eu, como tantos outros que são virgens de verde e rosa, agradecemos o ingresso da Sra. Catão na bloglândia para nos explicar qual a sensação de se abrir para a Mangueira.

Doeu?

Anônimo disse...

poxa, só eu "rio" com a piada ainda?

Anônimo disse...

Quando vierem com esa piadinha batida e enfadonha, saia com esta: "Vou entrar com a Mangueira". Além de mostrar seu raciocínio rápido, revela seu amor pela Verde-e-Rosa.

Tati Moreno disse...

Aiiii...eu tb amo a Mangueira. E choro toda vez que ela entra - sem trocadilho, claro. hahahaaha